Pular para o conteúdo principal

Webhooks nas APIs Zemobank

A zemo usa webhooks para todos os eventos do ciclo de vida de suas entidades, neste tutorial focaremos na plataforma pix, especificamente uma cobrança pix (cashin) mas temos webhooks em todas nossas APIs, consulte o nosso suporte para maiores detalhes.

Quando você cadastra seu endpoint em uma API que oferece notificações via webhook, é essencial garantir que sua implementação esteja correta e que você esteja recebendo as notificações esperadas. E nosso time de desenvolvimento usa e abusa de serviços de terceiros para testar as APIs de notificações que vamos integrar, assim como você está querendo integrar nas APIs da ZemoBank.

Atenção

Atente-se em garantir que os webhooks cadastrados retornem status code 200, pois as notificações enviadas pela API de cashin irão ser re-enviadas até obterem uma resposta com status code 200.

Neste tutorial mostraremos 2 serviços, o webhook.site e pipedream. Os dois são muito bons, estamos mostrando 2, porque eles costumam ficar indisponíveis, de tempos em tempos, principalmente o webhook site, então mostrar como os 2 funcionam é mais garantido.

Lembre-se

Os serviços de webhook mencionados neste tutorial são apenas exemplos e existem muitas outras opções disponíveis no mercado. Sinta-se à vontade para explorar diferentes serviços e escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades específicas.

Quick overview

Em cada um dos serviços vamos obter uma URL que cadastraremos na API de subscriptions da Zemobank. Com isso cada plataforma entregará uma interface que registrará os eventos enviados pelas APIs da Zemobank.

Bônus

A api de subscription da Zemobank tem um mecanismo de simulação de evento que você pode usar para acelerar ainda mais o seu desenvolvimento.