Operações
O que é uma operação?
Uma operação é o resultado final do processo de antecipação de recebíveis. Diferente da proposta, a operação representa um acordo formal entre a instituição financeira, o originador e o cedente, estando pronta para ser formalizada.
Após a aceitação da proposta pela instituição financeira, essa proposta se transforma automaticamente em uma operação, que será então encaminhada ao cedente por meio de um contrato de cessão de crédito.
Esse contrato deve ser assinado pelo cedente para que o processo de antecipação seja concluído.
Em algumas operações que precisam da aprovação de documentos, como notas fiscais por exemplo, serão geradas URLs específicas para o envio desses documentos. Cada URL é um link único para cada documento solicitado na operação. Para encontrar as URLs, você deve consultar o endpoint de envio de documentos, utilizando o id
da operação.
Quando usar/criar operações?
Você deve utilizar apenas um dos endpoints operações ou propostas.
Uma operação só deve ser criada quando o cliente já deu o “de acordo” em uma oferta de antecipação que você já mostrou em seu sistema/plataforma. A operação tem o propósito de realizar os próximos passos de formalização que consistem em assinatura de contrato de cessão e pagamento da operação.
Caso você AINDA NÃO tenha apresentado a proposta em seu sistema e/ou o cliente AINDA NÃO tenha dado o “de acordo”, siga o processo diretamente por propostas que cuidará de buscar o “de acordo” do seu cliente.